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17
Abr
Atividade física na terceira idade
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Praticar atividades físicas faz bem para a saúde em qualquer idade. No entanto, para aqueles que estão próximos ou já chegaram na terceira idade, é fundamental. O exercício físico nessa etapa da vida tem diversos benefícios. A medida em que as pessoas vão envelhecendo, ocorre uma perda significativa de suas capacidades motoras, além da perda de massa muscular e a frequente fraqueza dos ossos.
 
A prática regular de atividades físicas é interessante não só para evitar perda de massa muscular, mas também para gerar uma melhora da circulação, evitar doenças cardiovasculares e diabetes.
 
E engana-se quem pensa que a prática regular de exercícios fazem bem só para o físico. É muito comum as pessoas mais velhas enfrentarem problemas mentais, como a depressão e a ansiedade. Além de amenizar os problemas naturais da idade, esse hábito melhora a disposição, o humor e ajuda a liberar o stress e permite também uma reestruturação psicológica.
 
Mas fique atento:  é indispensável que o idoso consulte um médico antes de dar início à nova rotina. O ideal é fazer um check-up antes de iniciar a atividade física.
 
As principais dicas são:
1. Comece devagar, para depois ir aumentando gradualmente, principalmente se já não pratica exercício físico há muito tempo.
2. Nunca esqueça dos exercícios de aquecimento e de relaxamento no início e no final de cada sessão de ginástica.
3. Mantenha-se hidratado durante qualquer atividade física.
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