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19
Nov
Benefícios da atividade física para quem tem diabetes

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O dia 14 de novembro foi escolhido como Dia Nacional do Combate à Diabetes, com objetivo de prevenir e controlar a doença através da alimentação e da prática de atividades físicas. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes.

A diabetes é a incapacidade do pâncreas em produzir a quantidade de insulina necessária causando, consequentemente, um aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue. Entre alguns sintomas da doença estão: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração.

Os diabéticos precisam de uma alimentação específica e personalizada. Doces e açúcar refinados devem ser cortados do cardápio porque aumentam a absorção de insulina e a glicemia tende a subir, causando um quadro de hiperglicemia. Já o exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, reduzindo muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados e ajudando a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração.

De forma geral, o recomendável é praticar exercícios de 30 a 60 minutos por dia, de cinco a seis vezes por semana e com intensidade moderada. Dê preferência aos exercícios aeróbicos, que movimentam grandes grupos musculares, como caminhada, corrida, ciclismo e natação. Esses exercícios, além de melhorarem o aproveitamento da glicose, reduzem a chamada gordura visceral que é aquela encontrada ao redor de órgãos como coração, fígado e rins.

Mesmo com todas essas dicas da Dream Fitness, não deixe de buscar orientação de um profissional qualificado. Ele saberá indicar a melhor opção de atividade física e a intensidade que ela deve ter.

 

 

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