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29
Nov
Por que se alongar?

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Você é daqueles que antes da atividade física alonga bem o corpo ou é o que dá uma enrolada e vai direto para o aparelho? Bom, algumas pessoas têm preguiça de fazer os alongamentos antes e depois de se exercitar e acham que não faz diferença. Também existem aqueles que sentem muita dor e acabam largando isso de lado. Mas a verdade é que o alongamento não tem uma, mas várias funções. Tanto no treino, como no dia a dia.

Dentro de uma rotina corrida, é natural pularmos da cama e nos arrumamos correndo para ir ao trabalho. Passamos boa parte do dia sentados em uma cadeira, depois voltamos para casa esgotados, prontos para tomar um banho e pular na cama novamente. Durante o dia não há nenhuma paradinha para dar uma esticada nos músculos do corpo.

Com o passar dos anos nessa rotina, começamos a ficar encurtados e perdemos a flexibilidade. Aí começam a aparecer dores, problemas posturais, tensões e vários outros incômodos. E é então que vemos a importância dos alongamentos, que ajudam a contornar todos esses problemas. Esticando, dobrando e girando o corpo, você promove o relaxamento muscular, que vai agir sobre as tensões e as dores pelo corpo. Além disso, temos a melhora da circulação sanguínea e a diminuição do inchaço de pés e pernas. Alongar-se corrige a postura e promove uma massagem dos órgãos internos, melhorando funções como a digestão e os níveis de açúcar no sangue.

No início, os alongamentos podem até ser chatos e doloridos, mas a prática leva a um conforto muito maior. Durante as execuções, preste atenção à sua postura. Certifique-se de que não está pendendo para nenhum dos lados, que os quadris estejam encaixados, a coluna ereta e os pés posicionados corretamente de acordo com o exercício. A respiração é muito importante para a prática dos alongamentos. Coordene as inspirações e expirações para um movimento mais fluido e um melhor desempenho.

Agora que você já conhece todos os benefícios do alongamento, não vai mais deixar essa etapa para trás quando for fazer a sua atividade física, não é mesmo? Se ainda ficou alguma dúvida sobre as opções de alongamento mais indicadas para a atividade que você faz, não deixe de procurar um profissional qualificado para lhe orientar.

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