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11
Mar
Redobre os cuidados ao praticar atividade física no verão

 

 

A procura pela prática de atividade física aumenta no verão. Um detalhe que poucos se dão conta é que exercitar-se nessa estação exige alguns cuidados especiais, devido às altas temperaturas. O clima quente faz organismo produzir mais suor. Ao suar o ser humano perde nutrientes e, com isso, o organismo abaixa a temperatura corporal. Isso compromete o sistema cardiovascular e a capacidade de praticar exercícios, além de provocar transtornos como câimbra, cansaço, tontura e até desmaios.

Algumas atitudes simples podem afastar estes riscos e proporcionar mais conforto e segurança na hora da atividade física:

• Evite realizar exercícios em lugares expostos ao sol entre 10h e 17h;
• Evite se exercitar em ambientes sem ventilação;
• Evite roupas quentes, use roupas leves e que facilitem a transpiração. Ao contrário do que alguns acreditam, vestir roupas quentes para suar mais não irá contribuir para a perda de peso e ainda pode afetar a saúde;
• Beba muita água. No mínimo 300 ml durante os exercícios e cerca de dois litros por dia;
• Frutas possuem bastante líquido, o que ajuda muito na hidratação;
• Faça uma refeição leve antes do treino;
• Monitore a sua pressão. Caso ela se altere, interrompa o exercício imediatamente;
• Caso você sinta algum mal-estar como câimbras, náuseas, tontura, vômito e batimentos cardíacos mais acelerados que o normal, pare os exercícios;
• Em indivíduos hipertensos e com alguma patologia cardíaca, as orientações do médico que o acompanha e de um profissional de Educação Física são extremamente importantes.

 

 

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