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10
Jan
Por que é importante beber água durante a atividade física?

 

Você sabia que beber água durante a atividade física é muito importante para que a desidratação não cause malefícios ao organismo? Isso acontece porque há perdas significativas de água e sais minerais no nosso corpo enquanto nos exercitamos. Durante o exercício, a taxa de transpiração é grande, porém varia. Em média, perde-se de um a dois litros de líquido por hora de exercício, dependendo das condições ambientais de temperatura e umidade relativa do ar.

Além disso, os músculos produzem grande quantidade de calor que deve dissipar-se no ambiente. Quando isso não acontece, a temperatura central do corpo aumenta.
Neste sentido, a transpiração nada mais é do que uma resposta fisiológica que tenta limitar este aumento de temperatura.

Contudo, quando a transpiração não é compensada com a ingestão de líquidos, há um desequilíbrio na regulação da temperatura, que também leva à diminuição do rendimento e ao surgimento de outros problemas para a saúde.

A ingestão de 500 ml de líquido, cerca de duas horas antes do exercício, garante o início da atividade com um nível adequado de hidratação, além de dar tempo suficiente para eliminar o excesso de líquido justamente pela transpiração. Beber água durante o treino também é primordial. Isso porque a ingestão de líquidos deve compensar ou repor a quantidade que está indo embora pela transpiração.

Mas atenção: a reposição hídrica não se faz com volume e sim com a frequência correta de ingestão de líquidos. Portanto, deve-se iniciar a hidratação cedo e de forma regular. Não adianta parar apenas uma vez durante o treino para beber quase meio litro de água.

E não se esqueça:

• Não espere sentir sede para beber água;
• Tome pelo menos dois litros de água ao dia, mesmo quando não estiver praticando exercícios;
• Deixe sempre uma garrafinha na mesa do escritório, na sala de aula ou no carro;
• Observe sempre a cor da urina: quanto mais escura e concentrada, maior é a necessidade de se tomar água;
• Hidrate-se antes, durante e após a atividade física.

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